segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

"O Lixeiro" por Maria Eliane




É uma honra para mim escrever o prefácio de “O Lixeiro”, delicioso romance escrito por meu primo José Sandoval. Com uma narrativa fluente e agradável, a obra conta a trajetória de Toninho, um garoto pobre, negro, órfão e mudo, cuja vida sofrida poderia levá-lo a caminhos errados, mas que encontra pessoas de bom coração que o acolhem e o ajudam a desenvolver-se como um homem de bem.

“O Lixeiro” nos lembra, entre outras coisas, que aparência, dinheiro e posição social não definem o valor de uma pessoa. O que conta é o seu caráter. O romance nos fala de amor, confiança, amizade, lealdade, igualdade e fé, valorização da família, justiça, respeito e amor ao próximo. São princípios em que Sandoval acredita e que faz questão de abordar em todos os seus trabalhos. Este é o terceiro livro desse talentoso autor que tenho o prazer de ler e revisar.

Sua obra de estreia foi “Os Encantos de Altinho”, um imperdível romance no qual se mesclam a realidade e a ficção. Com parte de suas personagens inspiradas em pessoas reais, a história se passa em Altinho, saudosa cidade pernambucana onde Sandoval passou a infância. Uma dose de fantasia e mistério dá sabor e um toque lúdico à narrativa, prendendo a atenção do leitor e tornando a obra simplesmente irresistível.

Em seguida, Sandoval escreveu “Os Vencedores”, livro em que busca partilhar com os leitores um pouco do que aprendeu ao longo de sua vida profissional, do ponto de vista ético e prático. Trata-se de um texto edificante tanto para quem inicia no mercado de trabalho quanto para profissionais já experientes que desejam refletir sobre a própria postura profissional.

Quem leu os dois livros anteriores de Sandoval certamente notará em “O Lixeiro” o quanto ele tem aperfeiçoado seu talento literário, o que fica claro em aspectos como a caracterização das personagens e o desenvolvimento do enredo.

Como todo autor iniciante, Sandoval enfrentou recusas ao tentar publicar seus trabalhos com editoras comerciais. Sim, porque conquistar um espaço no mercado literário brasileiro não é tarefa fácil. Batalhador incansável, porém, ele não se deixou abater pelas dificuldades e resolveu produzir seus trabalhos de forma independente. Uma atitude empreendedora e corajosa, da qual só é capaz quem tem confiança no que faz e o faz com amor e objetivos definidos.

Meu desejo é que você, leitor, possa saborear esta obra com o mesmo prazer e o mesmo carinho que Sandoval teve ao escrevê-la e eu ao revisá-la, que tire dela o melhor proveito e que passe horas agradáveis na companhia de Toninho e seus companheiros. Boa leitura!

Maria Eliane da Silva
Revisora de Textos

Nenhum comentário: