terça-feira, 1 de novembro de 2011

Quem planta colhe


Depois da morte de um rei, os súditos partiram para plantar o sustento de seu reino. 
Meses depois, era chegada a hora da colheita e eles, os súditos, não conseguiram colher o suficiente para alimentar suas famílias. Era a primeira vez que passariam o inverno sem alimento suficiente para todos.
Voltando ao castelo, reuniram-se todos na tentativa de descobrir o porquê do fracasso da sua colheita. Foram horas em reuniões que pareciam intermináveis.
Durante a reunião, um mendigo que se punha ao canto da parede tentava falar a todo instante e era interrompido e achincalhado por todos. Já na altura da madrugada, as últimas sugestões eram as seguintes: um disse que não haviam plantado no tempo certo; outro proclamou que Deus os havia abandonado; o último declarou que, quando morreu, o rei levou consigo toda a sorte do reino.
A tristeza tomou conta de todos e, depois de um longo tempo de silêncio e melancolia, o mendigo pediu para falar. O líder, depois de muito pensar, deu a palavra ao homem.
"Aconteceu com o reino o que aconteceu comigo. Eu não sou mendigo porque a vida quis assim. Eu não ando pelas ruas pedindo esmolas porque Deus me abandonou ou é injusto comigo. Na verdade, depois que a minha mãe morreu, eu me senti abandonado e tudo o que tentei fazer daquele momento para a frente parecia não ter o menor valor. Eu pensei que nunca mais teria a felicidade de novo. Por isso, desisti da vida e a vida, por minha culpa, desistiu de mim.
Quando vocês foram ao campo plantar, levaram consigo a tristeza da morte do generoso rei e, sendo assim, não plantaram suas sementes da maneira com que deveriam plantar, e a terra, sentindo sua tristeza, não acolheu as sementes como deveria, pois faltava o principal ingrediente para que assim desse vida a frutos verdadeiros. A terra acolhe as sementes, e o amor com que são plantadas serve de adubo para que surjam maravilhosas colheitas.
No tempo certo, tudo acontecerá. Para isso, basta fazer o certo da maneira certa. A vida não despreza aos que lhe enchem de amor! Vocês não precisam esquecer o rei para voltarem a ser felizes e terem boas colheitas, mas, sim, precisam seguir adiante plantando e colhendo os melhores frutos da melhor maneira que puderem fazer. Quando agimos com amor, tudo a nossa volta se renova e dá frutos. Plante que, no tempo certo, você colherá o que plantou.


José Sandoval

Nenhum comentário: