terça-feira, 8 de novembro de 2011

A herança que deixei para ti...


A herança que deixei para ti...


Um dia, essa terra será tua. Nela, deixei coisas deveras importantes para o teu crescimento.
Nas águas, encontrarás vida farta e de todas as espécies. Nas algas, os alimentos que te faltarão no deserto. Nas rochas, o limo que precisarás para escorregar dos problemas que criarás por conta própria, não por falta de amor, mas por excesso de zelo.
Nos cardumes, a noção do poder dos amigos, e entenderás que serás mais forte se unir-te ao próximo para defenderem-se dos hipócritas, em vez de atacarem os mais fracos, o que não compreenderás até que conheças as urnas, porque serás por muito tempo ainda muito inocente para elas.
Deixarei, na areia do fundo do mar, o grão que machucará a ostra, não para fazê-la sofrer, mas para fazer do seu sofrimento uma linda pérola, que apreciarás para o resto de tua vida.
No caranguejo, a informação de que, às vezes, andar para trás não significa ser covarde ou derrotado, mas, sim, uma maneira nova de seguir adiante e ver as coisas de outra maneira.
Deixarei, nas cores do peixe-palhaço, as alegrias que se confundirão com as dores que ocultarás com o teu sorriso sem vida, e descobrirás que a vida não é feita somente de momentos felizes, mas de momentos mais que preciosos e raros para quem não se aventura a viver.
Deixarei, nas baleias, a grandeza dos frágeis, que aparentemente não precisam ser defendidos, até se encalharem numa praia deserta e morrerem de fome, sem carinho e sem ânimo para reagir aos encalhes da vida.
Deixarei, nas cores dos oceanos, a capacidade criativa e uma nova maneira de ver quanto de cada tinta precisarás misturar para redescobrires, dentro de ti, a nobre arte de pintar a vida com leveza, simplicidade e criatividade. Não basta tudo que herdarás, aumentarás, mesmo sem querer, o imenso tesouro que há de ficar.
Deixarei, no reflexo das nuvens sobre as águas do oceano, o meu retrato; sempre que olhares para baixo, com tristeza ou cansaço, lembrarás que o teu rosto é exatamente a cara do teu pai e, mesmo que não me procures todos os dias, estarei ao teu lado, no espelho da tua casa e, principalmente, dentro de ti.
Toma a tua herança e seja sempre muito feliz!

Por José Sandoval

Nenhum comentário: