Alunos com Síndrome de Tourette
(comportamento e necessidades dos portadores em sala de aula)
1. Ansiedade extrema.
2. Inquietude.
3. Insegurança (detesta ser observado, portanto prefere sempre a última carteira da sala de aula).
4. Prefere sentar-se do lado oposto dos seus tiques. Ex: se forem no lado direito do corpo, a parede esquerda é a melhor, porque isso evita que bata o cotovelo ao ter espasmos.
5. As mesas ou carteiras devem ter altura um pouco maior que a normal, devido à possibilidade de sacudir suas pernas para cima ou para baixo.
6. Déficit em concentração (é como se tivesse sempre uma pressão exagerada em sua cabeça, provocando para esse aluno um desespero incomum).
7. Quanto mais sofre pressão para aprender, menos resultado tem. Geralmente, quando disciplinado, aprende mais quando revê suas lições em casa.
8. Tem uma memória acima da média, por sua atividade acima da média e por não gostar de rotina, trabalhando, assim, campos diferentes do cérebro por estímulo dos tiques.
Atuam com muito sucesso em profissões em que possam se sentir livres e implantar sua imensa criatividade.
Geralmente, quando saem da escola, desenvolvem-se por conta própria, pois assim não sofrem mais a pressão de ter que apresentar resultados. São muito bons em estratégias, dando-se bem, não como vendedores, mas como gerentes de vendas.
Atuam também com muito sucesso na área literária, onde podem implantar novas ideias ou fazer ressurgir projetos que já tinham sido engavetados. São ótimos publicitários e escritores.
José Sandoval
Portador de Tourette
Nenhum comentário:
Postar um comentário