sábado, 17 de setembro de 2011

Covarde ou omisso?

Muitas vezes, fico me perguntando sobre algumas de nossas ações. Agimos por necessidade, por prazer ou por interesse. Agimos porque quando não fazemos o que nos cabe somos omissos e automaticamente concordamos com os atos externos que modificam nossas vidas às vezes. Sem que percebamos, fazemos o que os outros querem que façamos. Por descuido ou omissão, deixamos que os outros decidam por nós.
No trabalho, na religião ou no relacionamento entre casais. Queremos decidir o nosso caminho, mas não temos coragem. Estamos sempre esperando que nossos parceiros terminem conosco para não sairmos por malvados e termos que dar justificativas às pessoas do nosso ciclo de convívio.
No trabalho, não pedimos a conta quando estamos insatisfeitos para não perdermos o dinheiro a mais que receberíamos se fôssemos demitidos e, por isso, castigamos nossos colegas deixando de cumprir com nossas obrigações para sermos mandados embora.
Na religião, deixamos de contestar o que os líderes pregam em seu interesse próprio ou por quererem direcionar seus recados para aqueles que não estão em dia com suas contribuições. Com toda a cara de pau, forçam-nos indiretamente a escolher um caminho, usando como mecanismo intimidatório a palavra de Deus. Não quebramos esse domínio por medo de sermos castigados por Deus.
No casamento, acostumamo-nos um com o outro. Depois de muito tempo sem interesse e afundados num monte de problemas, não temos coragem de romper com a relação e botamos a culpa nos filhos. “Eu não me separo por causa das crianças!” Quantas vezes você já ouviu isso?
Covardes! Covardes nos tornamos, e ainda por cima hipócritas, quando por costume e por preguiça de reagir não tomamos um rumo na vida. Há pessoas que precisam sentir muita dor para tomar coragem. Algumas precisariam dormir numa cama de pregos para sair da zona de conforto.
Atenção: é proibido enganar. É proibido enganar-se. Não deixe que a fadiga de viver, que o desinteresse pela vida o leve para a depressão. Não bote nos outros as suas culpas. Vá. Enfrente os seus problemas e vença as suas dificuldades. Vá. Tire sua bunda da cadeira e procure um novo emprego e deixe de ser covarde. Seus colegas de trabalho não podem pagar por sua covardia.
Vá. Diga para o seu padre, ministro, pastor, pai de santo ou entidade o que você realmente pensa e sente. Deixe de ser bobo e pare de se molestar na sua fé.
Vá. Diga a verdade a quem não te aguenta mais, que está cansado de ser sacaneado por você e sua preguiça de viver. Encontre um amor verdadeiro. Não tenha preguiça de amar de novo no dia seguinte. Não tenha medo de se apaixonar novamente. Não se traia. Seduza. Conquiste. Apaixone-se e deixe-se apaixonar um milhão de vezes se preciso for novamente. Você não é omisso. Você é um covarde!
Tome vergonha na cara e viva daqui para frente o que não teve coragem de viver até hoje. Será que você terá que ter um câncer para começar a encarar a vida de frente?
Não pense que tendo a possibilidade de voltar a esse mundo novamente você aprenderá o que não teve coragem de aprender nessa vida. 
Tem gente que nem morrendo é capaz de aprender.
Covarde!





José Sandoval

Nenhum comentário: