quarta-feira, 29 de junho de 2011

Os Vencedores


Primeiras Crises






O quadro que apresentarei abaixo não se limita a pessoas ligadas à produção de uma empresa, mesmo porque todos somos elementos produtivos. Se não o somos, não servimos mais.
As empresas modernas tomam, sempre que possível, o cuidado de mesclar colaboradores de ambos os sexos em um setor, porque a aglomeração de pessoas de um mesmo sexo gera conflitos diversos, derrubando o bom aproveitamento das equipes.
O ser humano é extremamente competitivo e, na maioria das vezes, rival por natureza, agindo com deslealdade se for colocado em risco algum de seus interesses.
É baseado nisso que alguns estudos comprovam que a mesclagem de sexos reduz sensivelmente a desunião e o desequilíbrio das equipes.
A psicologia moderna tem interferido profundamente na seleção de colaboradores e, em muitos casos, no remanejamento de colaboradores conforme as aptidões naturais de cada um.
Após alguns meses de convívio com uma equipe, é comum começarmos a nos desentender com colegas, por diversos motivos que, na sua maioria, são extremamente fúteis, colocando em risco a nossa permanência no emprego.
Precisamos ter muito cuidado em julgar antes de conhecer, pois podemos estar desmerecendo alguém profundamente valoroso por não lhe dar o direito de defesa. Esse papo de “não fui com a cara dele ou dela” não pode existir. Dizer que “se ele quer me derrubar e o derrubarei primeiro!” não passa de irracionalidade e não nos leva a outra direção que não a porta da rua.
Outra regra básica para a boa convivência com lealdade é nunca falar de quem está ausente. Não tire de seus colegas o direito de defender-se. Mas seria diferente se você visse alguém cometendo um ato criminoso dentro da empresa ou algo que prejudicasse a todos, tirando a segurança ou a harmonia do ambiente de trabalho. Nesse caso, não seria fofoca, mas denúncia, e caberia a seus chefes ou outras autoridades dar-lhe o direito de defesa.
Outra coisa muito importante é colaborar com a equipe. Busque estar atento às necessidades de seus colegas e colaborar diretamente com aquele que não está bem, por qualquer que seja o motivo. Ajude-o hoje, amanhã talvez você precise de ajuda. Nunca é demais trabalhar em função de todos. Um ambiente harmonioso serve para a melhoria de todos.
Pense sempre positivo e torça para a vitória de seus colegas, pois se seu dia de sorte não for hoje, com certeza logo chegará. Faça por merecê-lo!
Existe uma lei que rege o universo que qualquer pessoa pode observar e pôr em prática; é a Lei da Ação e da Reação. Cuidado com o que planta, pois será sempre em dobro o que colherá!

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei de sua palestra na escola antonio caputo